DICA: Você conhece o Vinagre Balsâmico?

Geeente!! Td bem com vcs?

Hoje trouxe uma dica de um vicio do momento na minha vida!! 😛

Já comentei que sou A LOUCA das saladas né? Amo de paixão e troco muitas comidas diferentes por um super prato de salada caprichado!!

Minha mãe é muito fera na cozinha, e ela tem o costume de fazer tudo super temperado e com temperos diferentes… foi ai que conheci o bendito!

No inicio eu achava ele meio forte, e pedia para não colocar na salada toda rsrsrs… mas não sei o que aconteceu comigo que DO NADA viciei no negocio!

Além de amar o sabor dele, descobri que ele faz bem para a saúde e resolvi compartilhar com vcs!

474391

O que temos lá em casa é esse.

Algumas informações bacanas e importantes:

Estudos confirmam a presença de polifenóis no vinagre balsâmico e está cientificamente provado que eles têm uma ação importante antioxidante agindo contra os radicais livres.

Além disso, sua acidez estimula a secreção de saliva e suco gástrico, preparando o corpo para uma boa digestão.

Outro elemento digno de nota: o constante uso de pequenas quantidades de vinagre balsâmico estimula o estômago a produzir menos ácido clorídrico e, portanto, menor risco de gastrite.

O vinagre, à semelhança do vinho, possui antioxidantes e flavonóides, substância que está associado com uma redução no risco de desenvolvimento de doenças crônicas, bem como as cardiovasculares.

• Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto

• Digestão: o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos de vinagre, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.

• Os vinagres feitos da fermentação de frutas possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.

• Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considere uma colher de sopa uma boa quantidade.

Além de saudável, o vinagre balsâmico tem poucas calorias

news-beef_fillet_balsamic_vinegar

Além de temperar saladas, sopas e guisados, a seguir, algumas deliciosas sugestões para o uso do Aceto Balsâmico:

  • Use-o em marinada de carnes;
  • Coloque algumas gotas em morangos frescos ou sorvete de morango;
  • Misture com manteiga derretida, na quantidade desejada, e faça um molho rápido para grelhar carne ou peixe;
  • Espalhe sobre legumes cozidos como aspargos ou feijão verde;
  • Ferva o vinagre, reduzindo-o até obter um molho grosso e encorpado para temperar carnes, peixes ou macarrão.

Curiosidades:

O Vinagre Balsâmico (aceto balsamico) é um vinagre aromático, agridoce de forte sabor, conhecido na Itália há mais de 1.000 anos. Porém, só começou a ser produzido em grande escala, com objetivos comerciais, a partir do século XIX. Antes disso era usado como dote de noivas, oferecido como presente especial ou saboreado como licor.

Ele é elaborado a partir de uvas do tipo Trebbiano e Lambrusco

Até hoje existe uma competição anual, em Spilamberto, na Itália, para decidir qual o melhor vinagre balsâmico caseiro produzido no ano.

794px-Barrels_vinegar

O vinagre balsâmico tradicional é altamente apreciado por chefs e gourmets em todo o mundo. O sabor se intensifica ao longo de décadas, com o vinagre sendo mantido em tonéis de madeira fina, tornando-se doce, viscoso e muito concentrado. Durante este período, uma proporção evapora e é dito que esta é a “parte dos anjos”, um termo também usado na produção de uísque escocês, vinho e outras bebidas alcoólicas. O produto envelhece por, no mínimo, 12 anos podendo passar até 25 anos no barril.

Em breve eu viro doninha de casa \o/ ai vou fazer várias gostosuras e posto receitinhas com ele para vcs!! 

Espero que tenham gostado da dica!!

Super beijo!!

8 comentários sobre “DICA: Você conhece o Vinagre Balsâmico?

  1. Sis, se você gosta de aceto balsâmico vale a pena gastar uns(muitos) reais a mais é comprar aquele envelhecido no barril, o sabor é totalmente diferente do aceto industrializado que é feito a base de caramelo e é muito mais líquido do que o tradicional, o aceto tradicional é bem grosso, parece um mel escuro, e da vontade de comer de colher de tão bom que é!
    Eu gosto de fazer uma misturinha de aceto e óleo EVO pra comer com cenoura em palitinhos e raiz de erva doce (crua) e bom de mais!!!

    Beijo no coração!!!

    • Entããão Sis!! Pesquisando sobre para trazer aqui para o blog eu vi esse!!
      To doida para experimentar!! Logoo logoo to na minha casa, ai vou aprender umas receitinha bacanézimas (conto com sua super ajuda >.< ) e posto aqui!!
      Para variar gostamos das mesmas coisaaaaaaaas! =***

      Bjooooooooooo lindaaaa!

Comente sobre o post! Adoro ler a opinião de vcs.